domingo, 15 de junho de 2008

UNB aprova eleições paritárias - Por DEMOCRACIA

14/06/2008 às 23:46

Na sexta-feira 13, em reunião, o Conselho Universitário (ConsUni) da Universidade de Brasília aprova a paridade nas próximas eleições para a reitoria e demais cargos diretivos. O voto (por categoria) de servidores/as, professores/as e alunos/as passa a ter o mesmo peso, concretizando uma reivindicação antiga pela reapropriação da universidade pelos grupos que a compõem. Até 18 de Setembro, data das próximas eleições, reuniões do Conselho acontecerão para decidir a metodologia que será adotada.

Horas antes da reunião do ConsUni houve uma assembléia conjunta de estudantes, funcionários/as técnico-administrativos/as e docentes, que fortificou não só a campanha pela paridade nas próximas eleições como também apresentou a necessidade da mobilização contínua para assegurar as pautas reivindicadas. O calendário tem alguns pontos certos: a garantia da paridade real (que os votos valham 33% sem mediação) e o congresso estatuinte - a proposta é de que ele seja também paritário.

A bandeira da paridade é antiga na história da Universidade de Brasília, sendo que inclusive três eleições já ocorreram paritariamente. Justamente quando este sistema foi novamente recusado foram eleitas as gestões de Lauro Mohri e Timothy Mulholland (esta última deposta). A campanha da paridade foi retomada na UnB em 2005 - quando foi derrotada truculentamente no CONSUNI - sendo intensificada desde a última ocupação do prédio da reitoria, durante o mês de abril de 2008.

fonte :http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2008/06/422230.shtml

Nenhum comentário: